Você sabe o que significa luz dura, luz suave e contraluz?
São os diferentes tipos de luz, tanto natural quanto artificial.
• Luz dura
A luz dura é chamada assim por ser uma luz direta, que cria sombras bem marcadas. Existe um grande contraste entre o que está na luz e o que está nas sombras. Um exemplo desse tipo de luz (natural) é a luz do sol, sem nuvens. No caso de luz artificial, o flash direto é um bom exemplo.
• Luz suave
A luz suave é uma luz às vezes indireta, que ilumina de modo uniforme. Geralmente é uma luz que não acentua texturas nem evidencia demais, pois não é marcada e oferece um suave degradê das áreas mais claras para as áreas mais escuras. Um exemplo desse tipo de luz (natural) é a luz do sol em dias nublados, pois as nuvens atuam como um difusor dessa luz. No caso da luz artificial, um softbox ou difusor de flash semelhante é um bom exemplo.
• Contraluz
A contraluz é uma luz que vem de trás do modelo, trazendo um efeito de 'recorte': recorta o modelo do fundo da fotografia, iluminando o cabelo, as costas, etc. A contraluz também é aquela luz que cria uma silhueta bem marcada, o modelo fica totalmente escuro na fotografia e o fundo iluminado é o protagonista.
E aí, já tem sua luz favorita?
Conta pra gente nos comentários.